Com tantos usuários, a possibilidade de sua marca se tornar mais conhecida na rede é uma das grandes vantagens das ações de Marketing no Facebook. A partir de todo um conhecimento especifíco dessa rede, fica mais simples traçar uma estratégia que preencha lacunas e conquiste mais usuários e conversões. Dito isso, nesse artigo vamos compartilhar informações e formas de monetizar nessa rede social.

 

1) Números da plataforma

O Facebook passou por diversas alterações desde sua criação, em 04 de fevereiro de 2004. Criado por Mark Zuckerberg, Facebook é uma mídia social que permite criação e compartilhamento de informações e conteúdos em formatos passíveis de transmissão por canais digitais.

Em outubro de 2002, a plataforma atingiu 1 bilhão de usuários ativos, passando a ser a maior rede social virtual em todo o mundo. Já em junho de 2016, os usuários passaram de 2 bilhões. Atualmente a plataforma tem 2,91 bilhões de usuários ativos. 

No Brasil, os usuários passam dos 120 milhões de usuários, ocupando assim, o terceiro lugar no mundo, perdendo para os Estados Unidos e para a Índia.

Ou seja, essa história que ouvimos que o Facebook já não tem mais potência para engajar e ter boa conversão para um negócio, não passa de uma falácia. Ou seja, criar uma fanpage para sua empresa ainda é um ótimo caminho para iniciar o seu negócio e converter os acessos em ganhos financeiros.

Para que os caminhos atravessados tenham como resultados o sucesso, é necessário que faça uma persona, ou seja, é  preciso saber quem é o seu público alvo. O Facebook hoje atrai uma quantidade muito grande de novos usuários acima de 60 anos, já os adolescentes, não são mais tão atraídos pela rede, preferindo o Instagram e o Tiktok, ou mesmo o Youtube.

É comum que a cada criação de uma nova rede, alguns usuários migrem e perdem o interesse na já criada, porém, essa migração não é justificativa para não investir em marketing pela maior rede social do mundo. 

Entender os perfis dos usuários dessa plataforma é um bom início para a sua estratégia de marketing. 

  • Perfis de 25 a 35 anos são 25% dos usuários do Facebook;
  • 74% dos usuários são mulheres;
  • 44% dos usuários afirmam que as compras sofrem influências do Facebook;
  • Pessoas acima dos 60 anos são os que mais criam novas contas na plataforma;

 

2) Marketing no Facebook

As atualizações feitas na plataforma desde sua criação, foi visando a melhoria para usuários e principalmente para o trabalho de divulgação dos negócios pela rede social. Atualmente, o Facebook conta com diversas ferramentas que facilitam o trabalho de divulgação dos negócios, na forma orgânica e na forma paga. 

A forma organiza, consiste em publicação de imagens, vídeos e mensagens no feed. Nesse caso, os comentários e curtidas vêm diretamente de usuários que já conhecem e ou seguem a empresa, ou seja, que rolam o feed e se deparam com a postagem. Porém, existe a possibilidade de ampliar esse alcance orgânico, que é por meio das publicações pagas. Dessa forma, o conteúdo será mostrado para mais pessoas, inclusive para as que não conhecem a página da empresa.

A publicação paga é a sugerida quando a empresa necessita alcançar um grande número de pessoas, porém, é necessário que haja uma combinação com os dois tipos de publicação e que também seja avaliado a prioridade de temas que sejam de interesse do negócio e do público, em ambos os tipos de publicações.

 

3) Investimento

Todas as empresas, independente do segmento, tem espaço de divulgação no Facebook. Essa busca de marketing se justifica, em função dos mais de 2 bilhões de usuários ativos na potente rede social, e existem mais de 80 milhões de páginas de negócios no Facebook, ou seja, diversos concorrentes e para que o seu negócio tenha destaque, é necessário que o conteúdo seja interessante e único.

Precisa ter atenção às oportunidades, ter uma página de negócios apenas para ocupar território na rede social mais acessada no mundo não é o mais indicado, é preciso atender as expectativas e necessidades do seu público alvo. Se a maioria do seu público alvo está nas redes vizinhas (Tiktok, Instagram e Youtube), o ideal é que você invista em marketing para essas plataformas. Lembrando, que a estratégica é única para cada uma das redes.

Para que os seus acessos, curtidas, comentários se convertam, é necessário que haja um relacionamento bem próximo, baseado em respeito e não em desespero de vender. Como dissemos, o Facebook é um canal importantíssimo para o marketing da empresa, a entrega dos conteúdos tem a possibilidade de segmentação, permitindo que as peças atinjam as pessoas que realmente façam sentido para a sua empresa, além, de ter interação com o público, de forma instantânea, podendo saber quais as postagens de maior relevância, quais horários de maior interação, o sexo, a idade e a região.

 

4) Ferramentas do Facebook para o Marketing

Conforme os crescimentos das empresas, o Facebook também teve suas ferramentas atualizadas, permitindo assim um melhor investimento em marketing digital. Existem algumas ferramentas que são úteis para os negócios e algumas delas são pouco conhecidas e exploradas.

 

1- Facebook for Creators

É uma ferramenta voltada para criadores de conteúdos de vídeos. O objetivo é ser um portal para oferecer recursos de criação e transmissão de conteúdo. Você consegue ter informações detalhadas para entender melhor a audiência e o desempenho dos seus conteúdos, gerenciar também os que podem ser publicados em várias páginas do Facebook.

A ferramenta permite também que os criadores dos vídeos melhorem suas edições e conteúdos oferecendo dicas para uma melhor qualidade com o formato audiovisual do Facebook. Os usuários conseguem conectar-se com fãs e colaboradores, conhecer seu público, conversar diretamente com a sua comunidade e monetizar com algumas funcionalidades da ferramenta.

 

2- Facebook Creator Studio

O Estúdio de Criação, é um ferramenta que está disponível para o computador e celular, está disponível dentro do Facebook for Creators para gerenciar, publicar, monitorar e monetizar os vídeos publicados.

É possível gerenciar múltiplas páginas do Facebook e do Instagram. Na página inicial você consegue controlar as páginas que deseja gerenciar, consegue obter informações e desempenhos dos últimos sete dias das publicações e ver a métrica de visualização e engajamento das últimas publicações.

Qualquer pessoa consegue gerenciar sua página usando o Creator Studio, porém, alguns recursos e oportunidades de monetização só estão disponíveis para páginas qualificadas, que terão seus recursos visíveis.

Recursos disponíveis do Creator Studio:

  • Criar publicação: Nesta opção, você poderá criar publicidades, stores, carregar vídeos, inclusive mais de um de modo instantâneo e em várias páginas e fazer transmissão ao vivo.
  • Biblioteca de conteúdos: Permite manter o controle das publicações de todas as páginas do Facebook e Instagram, gerenciadas pelo mesmo usuário. É possível classificar por tipo de conteúdo, na funcionalidade é possível ver segundo o status das publicações como programadas, rascunhos e expiradas.
  • Informações: Contém dados de desempenho, fidelidade, público e retenção nos vídeos publicados e os desempenhos dos stories. Essa ferramenta mostra diferentes gráficos e dados dos últimos sete dias, deixando a possibilidade de filtrar por outros períodos de tempo.
  • Caixa de entrada: Nessa opção, é possível responder todos os comentários e mensagens do Facebook e Instagram com o gerenciamento das diferentes caixas de entrada.
  • Monetização: Essa ferramenta só poderá ser utilizada por usuários que já estejam usando os recursos de anúncios oferecendo a guia de Monetização. Estará disponível para acesso os seguintes itens: 

 

Assinatura de fãs: ganhos a partir de assinaturas que os fãs tenham acesso a benefícios exclusivos;

Eventos pagos: Eventos digitais pagos dentro da plataforma;

Anúncio in-stream: incluir pequenos anúncios nos seus vídeos;

Gerenciador de colaboradores de marca: por parcerias pagas com marcas, podendo criar e compartilhar conteúdos específicos;

Estrelas: disponível para membros Level up e parceiros gerenciados, permitindo a monetização de stream por meios de estrelas enviadas pelos telespectadores;

  • Rights Manager: Ajuda a proteger o conteúdo em escala nos Facebook e Instagram;
  • Ferramentas de criação: são ferramentas voltadas para os vídeos e as transmissões onlines.

Painel da live: configurar e testar transmissões ao vivo, além de poder direcionar comentários e ter acesso às estatísticas do streaming;

Coleção de sons: Você encontrará faixas de áudio e efeitos sonoros originais que podem ser usados em vídeos.

Existem diversas vantagens no Estúdio de criação, dentre elas, permitir conectar diferentes contas do Facebook e Instagram, além de fazer publicação e programar postagens no feed, IGTV, ou seja, permitindo gerenciar as principais redes sociais em um mesmo lugar.

 

3- Facebook Mobile Studio

Dentre as ferramentas essa é a que oferece dicas para anunciar na plataforma usando somente o celular. Com tutorial para criar conteúdos com fotos e vídeos, a ferramenta também conta com dicas de melhores práticas e recomendações de aplicativos para criação dos anúncios para dispositivos móveis.

Para um melhor aproveitamento dessa ferramenta é necessário:

 

Definir o objetivo

Determinar o que você quer alcançar com as suas publicações é primordial, por mais simples que seja a estrutura da sua campanha. Não deixe a criatividade se sobrepor aos objetivos da campanha.

 

Aplicativos para criar

Existem diversos aplicativos que auxiliam com opções criativas e inovadoras para criar imagens diferentes com filtros, molduras, formatos, entre outros.

 

Combine ideias

Não fique restrito a aplicativos, combine sempre um com outro, o resultado pode ser melhor do que o esperado. Combine funcionalidades e formatos.

 

Estabilidade nas imagens

Nem sempre a foto tão esperada consegue ser feita apenas com o celular a punho, manuseá-lo sem suporte pode resultar em imagens desfocadas, se necessário, trabalha com um tripé, ele irá te garantir mais estabilidade.

 

Luz, câmera e ação

Ambiente com luz natural sempre geram melhores fotos, quando não é possível, use luz artificial, o resultado sairá a

 

4- Facebook Blueprint

Essa é a ferramenta de e-learning (ensino eletrônico) do Facebook, que conta com cursos online gratuitos ensinando melhores práticas para usar o Facebook e o Instagram, inclusive, como anunciar na plataforma.

 

5- Creative Hub

Chamada de Central de Criativos, a plataforma permite criar anúncios para celular. Ela foi desenvolvida para as necessidades dos criadores de conteúdos de ter uma ferramenta para experimentar criação para o Facebook e o Instagram. Ou seja, novos formatos, visualizações de ideais em telas móveis, colaboração interna e compartilhamento do esboço com o cliente.

O Facebook disponibiliza três possibilidades pelo Creative Hub: Procurar por Inspiração, disponibilização de uma galeria de inspiração com anúncios para as redes sociais que foram criadas por marcas e agências. Essas amostragens incluem: Stories, publicação, coleção, vídeos e experiências instantânea, vídeo vertical, vídeo 360, apresentação multimídia, carrossel e imagens. Por criar e testar: são formatos que estão disponíveis para decidir o formato melhor para a sua campanha, permitindo uma pré-visualização que permite criar anúncios em todos os formatos. Ver o trabalho em ação, é de extrema importância ver o anúncio no ambiente em que o público irá ver, dito isso, depois que os projetos são criados, é possível nessa ferramenta, pré-visualizar o seu anúncio como se estivesse no feed da sua página.

 

6- Facebook Insight

Permite você visualizar que é o seu público alvo, portanto é como se você fosse uma ferramenta que dá subsídio para usar outras ferramentas do Facebook. Você consegue encontrar características demográficas e de interesse dos seguidores da sua página ou do público em geral.

Dadas as informações até aqui, já é clara a importância do Marketing no Facebook. A sua empresa pode ser mais potente ainda com a presença nessa mídia social, dessa forma, a chance do seu negócio impactar pessoas diferentes aumenta, mas para isso, é necessário que haja auxílio de um profissional especializado.