Seja uma grande, média ou pequena empresa, o Marketing sempre terá grandes desafios para converter ideias em monetização. Saber as necessidades e como elas darão resultados é um desafio a ser superado pelos profissionais de marketing, que precisam superar os desafios para não ficar atrás da concorrência.

 

As atualizações no mundo digital, principalmente para o marketing, são constantes. Aquilo que já deu certo já não é mais utilizado, logo, é preciso estar atento às mudanças de conceitos.

 

Um dos objetivos do marketing é atingir o objetivo determinado com muita precisão e muitas das vezes, superando as expectativas, sempre no menor tempo possível, com menos custos, esforços e ferramentas. Ou seja, um desafio e tanto.

 

Porém, existem formas de otimizar e melhorar o desenvolvimento de marcas e produtos dentro do marketing. Mas não é uma receita de bolo e para compreender é necessário que haja dedicação e conhecimento.

 

1) Como identificar as necessidades ?

 

Sabemos que a necessidade humana é o estado de privação de alguma satisfação básica, seja ela necessidade de alimento, moradia, segurança, entretenimento, entre outros. Elas sempre irão existir, independente de qualquer estímulo.

 

Compreenda-se que a maior motivação para um consumo é que haja a necessidade. Logo, as empresas precisam entender quais são essas necessidades para que ela possa oferecer da melhor forma possível o produto e ou serviço. Lembrando, que os produtos e ou serviços nascem de uma demanda e que o marketing estimula o desejado e não a criar a necessidade.

 

 

2) Como utilizar os canais digitais?

 

Nos dias de hoje a ferramenta que mais pode gerar engajamento são os canais digitais. Afinal, os números de acessos às redes sociais são expressivos, os dados mostram que 3,9 bilhões de pessoas estão conectadas virtualmente. O Brasil reúne 64,7% da sua população com acesso a internet.

 

Ou seja, para as estratégias de marketing, não faz sentido não investir nesses canais. Caso a sua empresa não tenha um investimento nessa área, procure com urgência um profissional especializado. As grandes empresas já perceberam esse movimento e estão investindo cada vez mais. Existem resultados de algumas análises que mostram que:

 

  •  99% das empresas desejam investir um valor em um canal de Marketing Digital;
  • Cerca de 64% desejam investir tempo e capital em Social Media Marketing;
  • 55% desejam investir em Marketing Digital com websites;

 

Ou seja, as empresas estão cada vez mais preferindo investir em marketing digital com o objetivo de ampliar seus lucros. Mas para isso, é necessário que tenha um profissional e ou consultor especializado, para que haja um direcionamento correto desses investimentos, sempre acompanhado de estudos técnicos, para que não tenha desperdícios.

 

Garantimos que investir em criação de conteúdo para empresas que desejam melhorar seus posicionamentos nos mecanismos de busca e atrair mais leads para a sua base é a ação que mais gera resultado. De um modo geral, a possibilidade de utilizar diversos recursos na estratégia de marketing é algo encorajador para que haja aumento de investimento na área.

3) Profissional de Marketing

 

É fundamental para o sucesso da sua empresa com o marketing que haja um profissional responsável com habilidades técnicas e criativas para liderar as atribuições do setor, seja um profissional contratado e ou uma empresa terceirizada.

 

O mercado mostra uma dificuldade em encontrar um profissional que tenha o perfil e conhecimento para o setor de marketing das empresas. Antes da contratação o ideal é que haja uma avaliação detalhada das etapas de avaliação que os candidatos deverão passar para conquistar essa vaga tão importante. Essas etapas irão demandar tempo. Logo, é necessário que haja o estudo de uma outra alternativa, a terceirização.

 

A terceirização da produção do conteúdo de marketing da sua empresa para site, blog e redes sociais é uma ótima opção, principalmente pelo fato de que o marketing digital e a produção de conteúdo, se tornou, uma área virtual e o serviço estará nas mãos de especialistas no assunto, sempre criando produtos de alta relevância e qualidade.

 

4) Estratégias para cada formato

 

Existem diversas formas para a sua empresa estreitar relações com os seus públicos. Logo, um dos maiores desafios do marketing é conquistar a atenção e confiança dos seus consumidores.

 

Essas ações requerem dedicação, empenho e estudo. Existem diversos modelos para que essa comunicação aconteça com sucesso, entre elas: Blogs, eBooks, depoimentos, comentários de consumidores, postagens, fotos e o sucesso do momento os vídeos que podem ser postados na íntegra ou por stories e transmissão ao vivo.

 

5) Retorno sobre o investimento

 

A melhor forma de ver a eficiência de cada ação de marketing, seja por campanha e ou conteúdo é calculando o ROI (Retorno Sobre o Investimento). Esse cálculo pode inclusive ser utilizado para consultar o aumento da receita dada através do investimento no marketing.

 

Porém, é necessário que haja uma comunicação entre os relatórios de vendas com  o marketing, sabendo que não é fácil acompanhar as métricas de cada atividade. Porém, existem alguns software de automação de marketing que podem ajudar a acompanhar métricas de Business Intelligence (BI) entre eles Google Analytics, usar Customer Relationship Management (CRM), criar um Service Level Agreement (SLA) e manter alinhado os dados do marketing e vendas atualizados.

 

Em resumo, são diversos os desafios do marketing digital, porém, quando a sua empresa tem um profissional e ou uma empresa parceira qualificada, dentre as necessidades desejadas e um investimento nas ações de marketing, principalmente, nas mídias digitais, o retorno sempre será de uma monetização lucrativa, inclusive, acima dos objetivos traçados pela empresa.

 

Leia também: 3 dicas de ouro para reforçar a comunicação de sua empresa