3 pontos para você refletir sobre a performance de comunicação de seu negócio.

 

Você já ficou frustrado ao perceber que as ações de comunicação de sua empresa não resultam na imagem que você quer transmitir da sua empresa para seus cliente? Algo do tipo: quero posicionar minha clínica como uma empresa de alto padrão, mas sou percebido sempre como um empresa de padrão inferior, mesmo investindo regularmente em ações de comunicação e marketing. Muito bem… O resultado desta falta de conexão entre as ações e objetivos da empresa é conhecido por muitos empresários que acreditam ser possível “tocar” a comunicação internamente sem pessoal qualificado e acabam se atrapalhando pelo caminho. O que, infelizmente, é algo comum de ser encontrado dentro do meio empresarial. Porém, vamos falar um pouquinho sobre como você pode evitar de cair nesta armadilha, ajustando os rumos da sua comunicação e otimizando seus investimentos.

 

Dica 1: Pensar na comunicação estrategicamente

Como aconteceu no filme Matrix, a pílula vermelha é aquela que pode mudar definitivamente a chave do seu negócio e transformar, positivamente, seus investimentos em resultados. Aqui em nossa conversa, diria que a pílula vermelha se chama estratégia.

Muito já se falou: “não há vento que sopre a favor de quem não sabe onde quer chegar.” Da mesma forma, não existe como medir e avaliar os resultados dos seus investimentos em comunicação se não houver plano e estratégia previamente determinados. De que adianta investir 5, 8, 10 mil reais em ações em redes sociais se eu não sei o que desejo de resultado para este investimento? O clichê é: “quero aumentar as vendas”. Porém, vender é consequência de um trabalho muito maior. Há todo um caminho a ser percorrido pelo cliente até que se chegue a efetivação da venda. E é isto que devemos ter em mente ao pensar em como fazer investimentos em comunicação. Pense em onde sua empresa está hoje e em que lugar deseja que ela esteja daqui a 6 meses, 1 ano, 5 anos, etc. A partir daí comece a pensar nos passos necessários para conquistar os vários objetivos. 

 

Dica 2: Engajar as partes envolvidas.

Um segundo passo fundamental para tirar as ideias do papel é dividir seus objetivos e sonhos com todas as partes envolvidas (stakeholders). Ou seja, sócios, funcionários, parceiros comerciais, etc. De nada adianta ter um bom planejamento, uma excelente estratégia e não ter a equipe atuando na mesma sintonia que você. Imagine o cenário… Após um longo período de planejamento você resolve contratar uma consultoria em comunicação para auxiliar sua empresa e passa a ter uma linha de comunicação impecável, com peças gráficas bem acabadas, textos maravilhosos, tudo cuidadosamente em seu lugar… Seu cliente olha um anúncio e fica surpreendido. Resolve agendar um horário para ir até a sua empresa e chegando lá o chão não está tão limpo, a atendente utiliza um vocabulário inadequado e displicente, etc. Todo investimento em artes gráficas, compra de espaço publicitário, relações públicas… tudo isso entrou pelo ralo no momento em que seu cliente entrou no seu espaço. Isso só pensando em um exemplo “chavão”. Imagine os desdobramentos da falta de engajamento de todos os envolvidos no processo. Todas as partes da empresa devem atuar em sinergia. 

 

Dica 3: Criar um discurso único.

Uma vez feito um planejamento adequado para seu negócio e um trabalho de engajamento de todas as partes envolvidas, é a hora utilizar a sinergia conquistada (e digo conquistada porque sei que é algo difícil, que exige muito esforço) para propagar um discurso único, que propague sua proposta de valor. O que quero dizer com isso é que não adianta dizer em todos os materiais de divulgação da empresa que um de seus maiores diferenciais é o atendimento ao público se quando o cliente chega no local de atendimento é tratado de forma pouco calorosa, displicente. O discurso propagado precisa ser convergente com o treinamento que, no caso de nosso exemplo, a equipe de atendimento deve receber. O cliente precisa ter a certeza de que o que foi dito é exatamente o que é entregue no ato da prestação do serviço ou no uso de determinado produto. No momento em que sua empresa chegar neste estágio, será a hora de ir além e começar a buscar novas ferramentas para agregar cada vez mais aos serviços prestados e a empresa. O que certamente será revertido em lucro para seu negócio. 

Como você pode ver, há muito a ser feito quando falamos de comunicação corporativa. E não podemos esquecer jamais de que a comunicação é uma ferramenta de marketing que deve ser pensada de forma estratégica. De modo que, mais do que conquistar resultados imediatos, contribua para que sua empresa caminhe sempre na direção das metas e objetivos determinados para sua empresa. Aqui na Zingue temos vários casos de sucesso de empresas que melhoraram a performance com estas simples mudanças de mindset.

Tente você também e nos conte quais foram os resultados.