Utilize a análise SWOT para tirar um “instantâneo” da situação da sua empresa.
Matriz SWOT ou em português FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para ajudar organizações a identificar (internamente) forças, fraquezas, além de (externamente) oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio, sendo quase obrigatória nas principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias empresariais.
A Matriz SWOT foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford, durante um projeto de pesquisa que cruzou dados das 500 maiores corporações da revista Fortune da época.
É considerada uma ferramenta clássica de administração e pode ser usada por organizações de todos os portes.
Após a análise SWOT, o empresário pode traçar um plano de ação para sanar dificuldades, reduzir riscos e assim aumentar as chances de sucesso do negócio.
A Análise SWOT é um sistema simples de análise. Ele visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação. E devido a sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.
Para iniciar a análise, levante as informações e coloque em um dos quadrantes. Tente ser o mais realista possível. É importante também tentar validar essas informações com pessoas que conhecem bem o negócio.
Quando mais esforço empregado no levantamento das informações e enquadramento, maiores são as chances de ser criado um plano de ação eficaz.
SWOT
Strengths (pontos fortes)
Weaknesses (pontos fracos)
Opportunities (oportunidades para o seu negócio)
Threats (ameaças para o seu negócio)