Utilize a análise SWOT para tirar um “instantâneo”da situação da sua empresa.

Matriz SWOT ou em português FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para ajudar organizações a identificar (internamente) forças, fraquezas, além de (externamente) oportunidades e ameaças relacionadas ao negócio, sendo quase obrigatória nas principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias empresariais.

A Matriz SWOT foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford, durante um projeto de pesquisa que cruzou dados das 500 maiores corporações da revista Fortune da época.

É considerada uma ferramenta clássica de administração e pode ser usada por organizações de todos os portes.

Após a análise SWOT, o empresário pode traçar um plano de ação para sanar dificuldades, reduzir riscos e assim aumentar as chances de sucesso do negócio.

A Análise SWOT é um sistema simples de análise. Ele visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação. E devido a sua simplicidade metodológica, pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.

Para iniciar a análise, levante as informações e coloque em um dos quadrantes. Tente ser o mais realista possível. É importante também tentar validar essas informações com pessoas que conhecem bem o negócio.

 

Quando mais esforço empregado no levantamento das informações e enquadramento, maiores são as chances de ser criado um plano de ação eficaz.

SWOT

Strengths (pontos fortes)

Weaknesses (pontos fracos)

Opportunities (oportunidades para o seu negócio)

Threats (ameaças para o seu negócio)