Quem nunca se deixou seduzir por uma boa história?
Se antes a arte de contar histórias driblava as altas taxas de analfabetismo e suas limitações na aprendizagem, hoje a contação de história (ou simplesmente storytelling) continua se mostrando efetiva na transmissão e fixação de conhecimento. É muito mais fácil para o cérebro assimilar informações que são transmitidas dentro de um contexto específico, de uma história. Onde é possível lançar mão de recursos que favorecem a efetividade da comunicação e do aprendizado. Como, por exemplo, as metáforas. A propósito, qual foi mesmo a fruta que Branca de Neve comeu antes de cair no sono profundo? Percebeu o poder de uma história bem contada?
Nos dias atuais o storytelling se apresenta também como uma ferramenta de marketing digital essencial para o desenvolvimento de marcas (Brand Storytelling). Contribuindo com estratégias digitais na construção de relevância, geração de empatia, valor e desenvolvimento do engajamento entre marcas e seus seus públicos.
Elementos do brand Storytelling
Protagonistas, heróis, vilões, motivações, propósito, valores e muito mais. São alguns dos elementos que podem ajudar o seu negócio a ganhar um cantinho na memória de seus públicos: clientes, fornecedores, parceiros, etc.
Embora ainda exista muita confusão sobre o que é uma marca, muitos já compreendem que uma marca é algo intangível. Pois é uma percepção pessoal e específica. Um conceito complexo e que por si só daria um livro, eu sei. Porém, uma experiência vivenciada por todos. A marca Disney, por exemplo, é um conjunto de lembranças e de experiências com a marca “Disney” que cada um carrega dentro de si. Que envolve imagens, sons, lembranças, sentimentos, etc.
Utilizar recursos narrativos para contar a própria história ajuda a reduzir a resistência daquelas pessoas mais desconfiadas ou sem interesse na sua marca. Afinal de contas, não é raro o público não valorizar o fato de que uma empresa completou a marca de 50 anos de existência. Geralmente procuram descobrir simplesmente como podem lucrar com o fato. Por outro lado, uma narrativa interessante proporciona uma experiência imersiva, que ajuda a aguçar a curiosidade e tornar o assunto mais sedutor. Transformando falta de interesse em oportunidade.
Para descomplicar ainda mais, que tal um exemplo de brand storytelling na vida real?
Vejamos o caso da empresa Granado. Criada no Rio de Janeiro imperial, hoje a Granado aposta nas novas mídias para contar sua história.
Brand Storytelling da Granado:
Protagonismo com marketing digital
A Granado sugere uma reflexão que vale a pena colocar sobre a mesa: o quanto de valor pode ser gerado com uma história. A custo baixíssimo! Percebeu como estamos tratando de algo fantástico? O melhor de tudo é que qualquer empresa, mesmo aquela que iniciou suas atividades hoje, também pode tirar proveito dessa possibilidade desde já. Entregando valor para seus diversos públicos ao contar a própria história.
Vale ressaltar que o marketing digital possibilita realizar este trabalho de diversas formas e em diversos formatos. Por meio de blog, sites corporativos, em redes sociais, campanhas de e-mail, etc. Vale a criatividade e a conveniência!
Brand Storytelling da BIC:
Era uma vez… apresentando sua empresa para o mundo
A esta altura você deve estar imaginando a história de seu negócio em texto, imagem, som e movimento. Acertei? No mínimo achou interessante a possibilidade de impulsionar os negócios. Histórias ganham vida no marketing digital e o dinheiro cai na conta corrente. Será?!
Há alguns anos Al Ries cantou a pedra em seu livro Posicionamento! A publicidade perde, todos os dias, cada vez mais espaço para as relações públicas. Que, a grosso modo, podemos dizer que são aquelas ações de comunicação que vendem de forma indireta. Com o patrocínio, por exemplo. Neste exato momento o falatório nas redes sociais soa com mais credibilidade do que o anúncio que interrompeu sua leitura pela manhã. Por isso, se pretende tratar seu marketing de forma séria, é urgente iniciar a produção do seu conteúdo já.
Um pouco sobre números
Como você pode perceber, são muitos os motivos que justificam o investimento para apresentar para o mundo a história da sua marca. Como se já não fosse suficiente, posso dizer para você que a sua história contada dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo bem delineada pode impactar financeiramente em seu controle financeiro no final do mês.
Vejamos alguns benefícios:
- Geração de tráfego
- Redução de tráfego pago
- Melhorias em SEO
- Maior credibilidade
- Empatia
- Engajamento
- Humanização da marca
- Atratividade da marca
Interessante, não acha?
Agora que você já conhece alguns dos benefícios do Brand Storytelling é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer o dever de casa.
Se ainda não se sente confiante para fazer este trabalho sozinho, pode contar com a Zingue para ajudar você. Afinal, adoraríamos fazer parte da sua história.
Saiba como utilizar o Instagram para reforçar seu marketing: como sua empresa pode faturar mais com o Instagram!