É chocante! Não depende de religião e você pode até duvidar. Mas, para muitos empresários, compreender o tarô e o uso da vela de 7 dias é fundamental para o entendimento das estratégias de marketing digital.
A falta de clareza sobre o que é o marketing digital tem levado muitos empresários a agirem de forma equivocada. O que pode resultar em grandes prejuízos financeiros e no desperdício de grandes oportunidades.
Ainda na década de 90, quando tinha por volta de 17 anos, conheci um pouquinho do trabalho de Carl Gustav Jung por intermédio de um amigo. Longe de mim, até então, algum interesse por psiquiatria ou algo do tipo. Porém, a ideia do inconsciente coletivo me fascinou. Imagine que o então médico psiquiatra Jung identificou que os desenhos de seus internos eram exatamente iguais aos desenhos de internos de um hospital na Austrália (se não me falha a memória), que não tinham contato algum com o mundo exterior. Daí surgiu a ideia de que, de alguma forma, as imagens retratadas de forma tão similar fazem parte de um repertório de “imagens” compartilhadas por todos. O tal do inconsciente coletivo.
Mas, calma! Pode parecer conversa de gente biruta, mas não é. Fato é que, por conta do entendimento da teoria do inconsciente coletivo, e das imagens arquetípicas que habitam o inconsciente de todos nós, cheguei a um outro material fascinante. Um livro chamado “Jung e o Tarô”, de autoria de Sallie Nichols. Neste livro a autora faz um estudo dos arcanos maiores do tarô. Para quem não sabe, o tarô nada mais é do que um jogo de cartas de baralho que traz em cada carta um arquétipo (arcano). Um mentor, um herói, um vilão, um sábio.. são todos arquétipos na visão de Jung. As 22 cartas dos arcanos maiores somadas as 56 cartas dos arcanos menores do tarô contam a história de um herói. O homem! Que passa por diversas transformações e lapidações da personalidade até se tornar um ser perfeito, um “iluminado”.
Para fixar o entendimento: todo herói (ou personagem) passa por transformações no decorrer de uma narrativa.
Vejamos… o Superman foi “despachado” de Krypton pelos pais quando o planeta estava prestes a sumir do mapa e vagou pelo espaço até chegar ao planeta Terra. Onde foi encontrado por um casal de agricultores americanos e criado como filho. Passou por diversas dificuldades de adaptação até chegar na idade adulta. Quando sua ética o fez usar seus poderes em benefício da coletividade.
Então, a cada fase de sua história o Superman adquire mais consciência, senso de responsabilidade, etc. Percebeu a evolução do arquétipo do herói ao longo da narrativa? Em Spider-man um dos ganchos para transformação pessoal de Peter Parker é o conselho de seu tio e mentor: “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.
No tarô é igualzinho. O homem, nosso herói, inicia na narrativa do jogo como a figura do Tolo (bobo da corte) na primeira carta, o arcano número 0. Ignorante, displicente e sem conhecimento algum da vida. Até que, depois de passar por vários estágios de provação, evolui até a carta 22 (o mundo). Onde é retratado como consciente de si mesmo e de seu lugar no universo. Lembra da história de Buda?!
Arcano número Zero (O Tolo)
Arcanos maiores no tarô Rider Wait.
Mas, puxa… o que isso tem a ver com marketing digital?
Simples! Assim como no jogo de tarô, cada um de nós possui uma história única. Pessoal e intransferível. No decorrer de nossa vida aprendemos com nossos momentos de provação pessoal e evoluímos.
Muitos empresários encaram o planejamento de marketing digital e seu respectivo custo com muita desconfiança. Esquecendo-se de levar em consideração que o caminho percorrido pelo profissional que propõe as soluções é diferente do dele. É o profissional de marketing quem vive, de fato, o marketing no dia a dia, de forma ampla. Na grande maioria das vezes este profissional já vivenciou muitas histórias similares e tem a prática para asfaltar suas estimativas e previsões. Além de dominar as diversas ferramentas disponíveis hoje. Que fornecem dados! Dados, informação! Esse bem precioso que auxilia na tomada de decisão na hora do planejamento. Não há esoterismo no mundo corporativo! Portanto, é importante entender que publicitários, designers, redatores e diversos outros profissionais que trabalham com comunicação são pessoas que se dedicaram a suas respectivas carreiras. Logo, possuem trajetórias de vida diferentes de outros profissionais. Assim sendo, conhecem mais sobre suas profissões do que outros. Óbvio! Ou você acha que, por exemplo, porque você é formado em engenharia química ou biologia, sabe tratar uma doença melhor do que um médico? Negativo! Por mais que se tenha conhecimento sobre o efeito de determinado medicamento no corpo humano, é o médico quem, de fato, conhece as diversas reações do medicamento no indivíduo, seus benefícios e malefícios. Porque é ele quem vive o dia a dia ambulatorial. Quem atende, examina e acompanha seus pacientes. No marketing digital não é diferente! Se engana o empresário que cai nesta armadilha.
Meus dois centavos para você, empresário que quer entender e aproveitar ao máximo o marketing digital na sua empresa: ao delegar seu marketing digital para um profissional você conecta ao seu empreendimento a expertise de quem já evoluiu nesta área de conhecimento específica. Desta forma, o dinheiro que você PRECISA investir para conquistar novos clientes é aproveitado ao máximo. Porque é utilizado de forma correta. Mensurável, escalável e que proporciona previsibilidade.
Sobre a vela de 7 dias… a dica de ouro para quem pretende conseguir os melhores resultados sem investimento. Faça amanhã tudo da mesma forma que foi feito hoje. Depois continue… contrate profissionais avaliando exclusivamente o fator preço e desconsiderando o resultado que o trabalho desenvolvido pode gerar para sua empresa. Peça sempre desconto e ignore que conquistar as melhores classificações demanda tempo. Depois é só acender a vela de 7 dias e rezar. Ore com fervor! No oitavo dia tudo vai ser diferente! Afinal de contas, milagres acontecem todos os dias. ;-)